This player allows you to view entire playlists of podcasts as opposed to single feeds

O Museu da Marioneta foi criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço que se dedicava à realização de espectáculos itinerantes pelo país e pelo estrangeiro. Criou-se, assim, o primeiro espaço português dedicado à marioneta, dando continuidade a uma tradição portuguesa de teatro e ópera que está inclusivamente na origem do teatro musical popular português.
Encontra-se desde 2001, no Convento das Bernardas e a colecção do Museu da Marioneta é constituída por marionetas de todos os tipos de técnica de manipulação e máscaras provenientes das mais diversas partes do mundo e de várias culturas. Possui igualmente maquetas de cena, adereços, teatros de silhuetas, vários tipos de guarita de cena, bem como exemplares de maquinaria de cena, reconstituições de peças do período barroco, como a máquina do vento, de fazer tempestades e do mar.
Durante a iniciativa É Natal na Rua de São Bento o Museu da Marioneta e a Associação dos Comerciantes da Rua de São Bento oferecem aos visitantes, que efectuem compras a partir de 25 euros nas lojas e restaurantes associados, entradas gratuitas a miúdos e graudos.
Venha celebrar o Natal na Rua de São Bento, visite as lojas decoradas a rigor para a quadra, escolha a montra mais natalícia e descubra todas as surpresas que os comerciantes reservam para si este Natal.
A Associação dos Comerciantes da Rua de São Bento promove pela primeira vez o evento “É Natal na Rua de São Bento” e nos dias 4, 5, 6 e 7 de Dezembro convida os lisboetas a anteciparem as celebrações e as compras para a quadra natalícia. Os comerciantes da Rua de São Bento iluminam e decoram a rigor as suas lojas para receber os visitantes que, este ano, poderão eleger a loja mais natalícia, ganhar entradas para o novo Museu da Marioneta e assim prolongar o seu passeio de Natal em família até a Madragoa.
Com esta iniciativa a Associação dos Comerciantes da Rua de São Bento pretende dinamizar o comércio local e oferecer aos visitantes a oportunidade de viver o Natal de hoje e de outros tempos, num percurso de actualidade e história que inclui a visita obrigatória aos presépios tradicionais dos antiquários, a descoberta de exposições de tendências criativas e de arte contemporânea, comprar a decoração de Natal que faltava no pinheiro lá de casa ou aquela prenda muito especial que só é possível encontrar nas lojas da Rua de São Bento.
As lojas da Rua de São Bento estarão de portas abertas até às 23h00 nos dias 4, 5 e 6, de Dezembro e no domingo, dia 7, até às 19h00.

Hoje, 41 estabelecimentos de comércio tradicional abrem portas à grande festa da Rua de São Bento, em três dias de festa, música, arte e muita animação até às 24h00, na 8º edição das Noites de São Bento, dedicada ao tema Lisboa e o Tejo.
A abertura oficial das Noites de São Bento terá lugar às 19h30, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, entre outros dignitários. A comitiva oficial fará uma visita guiada (sentido descendente da rua) aos estabelecimentos comerciais associados, onde estarão a decorrer exposições, recepções e inúmeras surpresas dedicadas a todos os visitantes.
Venha ver a Rua de São Bento vestida a rigor de azul, prata e violeta para celebrar Lisboa e o Tejo. Animação, música, dança e projecções de vídeo, a cargo do C.E.M. - Centro em Movimento, às 21h00 actuação ao vivo do Côro Paradoxal e portas abertas até à meia noite. Integrado na programação das Noites de São Bento, decorre o projecto Rua de São Bento Galeria Viva de Arte Urbana, com artistas urbanos a intervirem e a pintarem ao vivo espaços degradados ou desocupados ao longo da Rua de São Bento (até às 20h00).
As Noites de São Bento são uma oportunidade única para viver de perto a cidade de Lisboa, no percurso de actualidade e história que a Rua de São Bento oferece. VISITE-NOS!

São Roque Antiguidades e Galeria de Arte celebra em simultâneo as Noites de São Bento e o 1º aniversário do seu novo espaço no N.º199B, no dia 25 pelas 21h, inaugura uma exposição inédita de Bernardo Marques, animada por um concerto de violinos e violoncelos. Bernardo Marques, fortemente influenciado pelo expressionismo alemão, participou activamente na difusão do modernismo em Portugal, juntamente com artistas como Almada Negreiros, Carlos Botelho, TOM ou Jorge Barradas. Na exposição será apresentado um conjunto importante de obras do pintor, quadros intimistas representativos de diferentes épocas da sua vida. Para o efeito, a São Roque contou com a colaboração da família do artista, reunindo obras nunca antes apresentadas ao público bem como outras de currículo "invejável", que figuraram em inúmeras exposições no Museu do Chiado, na Fundação Calouste Gulbenkian ou na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva. A exposição estará patente até ao dia 31 de Dezembro de 2008.

Raul Empis Constâncio nasceu em 1947 e, pelas palavras do próprio, "sempre fui fotógrafo". Formou-se em fotografia no King's College em Londres, trabalhou na area editorial e publicou em revistas como a Elle, Vogue, Foto, entre outras. Mais recentemente, revela as suas paixões através da fotografia, num extenso portfolio de livros publicados, com destaque para O grande Livro das Castas, texto Hans Jörg Böhm, ed. Chaves Ferreira, 2007, Enciclopédia dos Vinhos de Portugal - Vinhos da Estremadura, texto João Ghira, ed. Chaves Ferreira (2004) e México-Riviera Maya - texto Pedro Pinto, ed. AP Edições (1998). No próximo dia 25 de Setembro pelas 19h00, na Dona Taraja Antiguidades Nº267, mostra trabalhos onde explora as cores, as texturas e os elementos da natureza na fotografia.

Cruzar o património histórico e cultural da Rua de São Bento com a dinâmica urbana e contemporânea do evento Wild Painting Party Lx foi o desafio proposto para a criação do projecto Rua de São Bento Galeria Viva de Arte Urbana. Convidámos os artistas participantes no WPP Lx, que é organizado pela associação Vaqueros de Barcelona, e outros que também quiseram aderir, para intervirem em espaços da rua, descrevendo o percurso urbano entre o passado e o presente que caracteriza a Rua de São Bento.
A rua é um espaço habitado, frequentado e participado, assim, este cruzamento baseia-se na interacção entre os artistas e os espaços existentes, numa fusão que ambiciona valorizar ambos: expressão e espaço. As intervenções serão conceptualizadas de acordo com as características dos espaços propostos, afirmando a presença da arte urbana na sua relação com o público e com os suportes em que se concretiza, descrevendo na Rua de São Bento um percurso de comunicação artística que permita esbater fronteiras estéticas, temporais e geracionais.
Os espaços propostos para a criação desta Galeria Viva de Arte Urbana são espaços degradados ou desocupados na Rua de São Bento, marcas da evolução ou da degradação do espaço urbano, que estabelecem relações negativas com o público. São por isso as pontes ideais para a expressão artística, em especial para a arte urbana, enquanto acção humanizadora e transformadora do espaço em diálogo permanente com as pessoas que nele vivem.
A primeira peça desta galeria foi pintada no dia 15 de Setembro pelos artistas Kenor e Sensible, o vídeo está disponível no YouTube. Até ao final das Noites de São Bento, no dia 27 de Setembro, vão surgir obras de Vihls, Target, Fidel, Ficto, entre outros artistas.
Esta iniciativa da ACRSB foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Lisboa, em especial da Unidade de Projecto de São Bento, e dos proprietários dos espaços e paredes desta galeria: S.C.M.L., Construções 686 e EPUL.
25 de Setembro (quinta-feira)
19h30 ABERTURA OFICIAL DAS NOITES DE SÃO BENTO
Visita guiada à Rua de São Bento.
25, 26 e 27 de Setembro (quinta, sexta e sábado)
À tarde RUA DE SÃO BENTO – GALERIA VIVA DE ARTE URBANA
Artistas urbanos intervêm e pintam ao vivo vários espaços degradados ou desocupados ao longo da Rua de São Bento. Artistas participantes: Ficto, Fidel, JAE 12 macacos, Sensible, Target, Kenor, Lig, Uber e Ram.
19h30 INÍCIO DA ANIMAÇÃO DE RUA
Os som da água e dos instrumentos de corda percorrerão a rua, acompanhados de bailarinos e performers que dançarão histórias de hoje e de outros tempos, histórias de pescadores, de barcas, de banhos, de amores e desamores.
19h30 NOITES SAGRES BOHEMIA
Na Praça de São Bento e nos restaurantes da Rua de São Bento os visitantes poderão degustar o aroma intenso e frutado da cerveja Sagres Bohemia, a bebida oficial das Noites de São Bento.
20h30 ESPECTÁCULO DE LUZ
Assim que a noite chegar uma onda de luz desenhará o casario, projecções de vídeo trarão momentos desta relação entre Lisboa e o Tejo e da surpreendente luminosidade que a todos encanta.
25 de Setembro (quinta-feira)
21h00 CÔRO PARADOXAL
Dirigido pelo compositor Luís Bragança Gil.
26 e 27 de Setembro (sexta e sábado)
21h00 LÚCIA LEMOS E VASCO ARAÚJO
Actuações ao vivo.
25, 26 e 27 de Setembro (quinta, sexta e sábado)
Até às 24h00 PORTAS ABERTAS
Nos antiquários e em todos os estabelecimentos comerciais aderentes.


As Noites de São Bento voltam pelo 8º ano consecutivo a animar a cidade e, como já é tradição, os comerciantes da Rua de São Bento mantêm as portas abertas até à meia noite para acolher três dias de festa, música, dança, luz e muita animação, os ingredientes chave deste evento que desde 2001 marca o calendário cultural de Lisboa.
As edições anteriores das Noites de São Bento foram organizadas por um grupo informal de antiquários, com o objectivo de fomentar o seu negócio através da promoção desta iniciativa de dinamização cultural e comercial local. Em 2008, as Noites de São Bento assinalam também a criação da Associação dos Comerciantes da Rua de São Bento.
A 8ª edição das Noites de São Bento celebra Lisboa e o Tejo, a relação encantada entre o rio e a cidade que a história relata e a fotografia enaltece em toda a sua luminosidade, cor e esplendor. Nos dias 25, 26 e 27 de Setembro a Rua de São Bento veste-se a rigor de azul, prata, violeta, e oferece aos seus visitantes muita animação a cargo do C.E.M. - Centro em Movimento.
Todos os dias a partir das 19h30 os som da água e dos instrumentos de corda percorrerão a rua, acompanhados de bailarinos e performers que dançarão histórias de hoje e de outros tempos, histórias de pescadores, de barcas, de banhos, de amores e desamores.
Assim que a noite chegar uma onda de luz desenhará o casario, projecções de vídeo trarão momentos desta relação entre Lisboa e o Tejo e da surpreendente luminosidade que a todos encanta. A festa prolonga-se até à meia noite, com actuações ao vivo dos cantores Lúcia Lemos e Vasco Araújo, além dos antiquários todos os espaços comerciais aderentes mantêm as suas portas abertas para receberem com simpatia e surpresas especiais os seus visitantes.
As Noites de São Bento são uma oportunidade única para viver de perto a cidade de Lisboa, no percurso de actualidade e história que a Rua de São Bento oferece.
A A.C.R.S.B. actualmente integra 35 associados, entre eles, antiquários, restaurantes, serviços e espaços culturais. Para além da organização das Noites de São Bento a associação aposta na dinamização de um calendário regular de eventos e na valorização da identidade da Rua de São Bento, acções enquadradas no seu plano de actividades para 2009, que será apresentado publicamente no próximo mês de Novembro.
No dia 25 de Julho foram eleitos, na primeira assembleia geral, os orgãos sociais para o triénio 2008-2010:
Mesa da Assembleia Geral:
Vasco Teles da Gama, Presidente - Câmara dos Pares
Ricardo Hogan, 1º Secretário - Ricardo Hogan Antiguidades
Pedro Carvalho, 2º Secretário - Ana Paula Terreiro Antiguidades
Direcção:
Pedro Magalhães, Presidente – Dona Taraja Antiguidades
Sílvia Escórcio, Secretária – Yron, pólo de fusão criativa
Ana Portugal da Cruz, Tesoureira – Farmácia Castro
Conselho Fiscal:
António César O. Martins, Presidente
José Sanina Santos, Vogal - José Sanina Antiguidades
Jorge Pereira, Vogal - Sufel Molduras


A Rua de São Bento é uma das artérias mais importantes e famosas da Cidade de Lisboa. Do número 193, onde viveu Amália Rodrigues, ás escadarias da Assembleia da República, a Rua de São Bento é palco da história Portuguesa, num percurso de actualidade e história, entre o passado e o presente.
São Bento é a rua com maior número de antiquários do país, perto de 30, para além deste importante cartão de visita reúne artesãos das áreas da marcenaria e restauro, negócios já em vias de extinção na nossa cidade, que convivem com espaços representativos das novas tendências comerciais.
A história, o património e a própria localização, tornam São Bento uma rua privilegiada para a dinamização de projectos inovadores de âmbito comercial, cultural e social. Foi esta visão que impulsionou a criação da Associação dos Comerciantes da Rua de São Bento, entidade que representa os proprietários de estabelecimentos de comércio tradicional, e que pretende actuar globalmente pela valorização da Rua de São Bento, pelas pessoas que nela e dela vivem.