Nova concepção do Google sobre duplicidade no título e meta descrição exige mais cuidado e aplicação ao se redigir essas tags.
Otimização negativa (Negative SEO, em inglês) é uma expressão recente que indica a otimização externa que resulta em perda de rank e/ou posições na listagem orgânica. Como pode um processo de otimização tornar-se negativo, ou seja, ao invés de promover o site gerar perdas de posições? A resposta está na qualidade dos links externos.
Inicialmente vou informar como você deve fazer a configuração de sua página com erro 404 e depois discutirei o assunto.
Parece óbvia a diferença entre redirecionamento permanente, também chamado de redirecionamento 301, e redirecionamento temporário, também chamado de redirecionamento 302. Entretanto são cometidos muitos equívocos nos dois temas, alguns com consequências indesejadas.
Ex-Googlers, ou seja, ex-funcionários do Google especialistas nas áreas de otimização, marketing, links patrocinados, se juntaram numa org multinacional. No Brasil é representada pela Engeeno, com uma versão em português e outra em inglês Até aí tudo bem: o pessoal se desliga de uma empresa privada e funda suas próprias empresas com uma integração na org http://searchqualityalliance.org/. Mas o que chama a atenção é o pagerank. Como eu estou sempre atento às Mazelas do Google, resolvi xeretar o assunto mais de perto.
Eu fiquei super entusiasmado quando Google, Yahoo e MSN (Bing) lançaram o link canonical. Foi um dos raros momentos em que os três grandes deixaram de lado as disputas e se comprometeram em adotar a canonização de links. Entretanto meu entusiasmo foi se arrefecendo com a experiência e hoje eu nem uso mais esse atributo do link. Vou apresentar uma prova para isso.
Rodei o validador W3C na minha home em html e o relatório citou 35 erros e 37 advertências. O que devo fazer? Você deve corrigir os erros apontados no W3C. À primeira vista parece ser uma tarefa muito complexa, mas quando nos habituamos à forma como os relatórios são feitos, fica tudo mais fácil. Em geral as pessoas se assustam ao se depararem com números como esses que você citou e têm a impressão de que a home (ou alguma página interna) está "bichada". Certamente é uma impressão equivocada.
Todos os dias eu encontro alguém afetado pela atualização Panda. “Afetado” sempre significa afetado negativamente porque quando seu rank (posição) sobe, significa que finalmente o Google reconheceu a qualidade do seu site. Quando a posição cai, a culpa é do Panda. Agora ninguém pode dizer que a atualização do algoritmo do Google pelo Panda, e os ajustes que estão se seguindo, não é um grande avanço.
Para se otimizar um site é necessário fazer um diagnóstico bem feito. Aqui está uma sequência de passos que dou para diagnosticar sites. Ela é fruto de anos de experiência, por isso é muito prática. Você poderá aplicá-la em seu site e até corrigir alguns erros. É como se você fosse consertar o seu carro – pode consertar tudo ou uma parte. Ou pode ir consertando por etapas.
Os links para navegação dentro das páginas têm particularidades e são muito úteis na didática e na otimização. Link de navegação dentro de uma página é aquele que conduz a um outro lugar dentro da própria página. Podem também abrir logo depois do link. Eles são particularmente úteis nas páginas muito longas ou que apresentam certa diversidade nas informações.
O pagerank se converteu numa dor de cabeça para os otimizadores. Até pouco tempo atrás você podia trocar links e estava tudo bem. Antes disso você podia entrar em qualquer blog ou livro de visita e deixar lá sua URL e o texto do seu link. No comecinho você podia obter links de uma enxurrada deles listados numa página. É claro que não incluo aqui os truques para obtê-los. Mas é exatamente isto, os truques, que são, em senso estrito, a única forma de muita gente obter links externos, e o Google os aceita.
Se seu site está parado lá atrás, no Google em particular, para a palavra/frase-chave principal, ele pode estar com algum dos problemas que assinalo a seguir. Veja se coincide e o que você pode fazer para promovê-lo.
A busca por links externos (otimização externa) está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil e complexa para os webmasters. Isso é conseqüência das sucessivas mudanças no algorítimo do Google. A própria expressão ‘otimização externa’, que definia os trabalhos para a obtenção de links externos já está um tanto desatualizada. Vamos ver ao vários aspectos envolvidos nessa atividade, e como está cada vez mais estreito o espaço para os webmasters aumentarem os pageranks de seus clientes via links externos.
A maioria dos novatos em otimização que pretende contratar os serviços de um otimizador parte de algumas crenças equivocadas. Nesta matéria pretendo esclarecer as principais e ajudar os novatos a ficarem dentro da realidade.
Duplicação é um dos temas mais importantes na Internet brasileira, em particular a duplicação de páginas de outros sites, duplicação do próprio site, duplicação do próprio site apagada apenas no servidor, programas de sites dinâmicos que duplicam páginas do próprio site, e outras variações que veremos adiante. Há quem diga que punição em casos de duplicação é um mito, mas estão enganados, como estão enganados aqueles que acreditam que toda duplicação gera punição.
As frases-chave longas, também chamadas de ‘long tail’ ficam bem posicionadas, recebem poucas visitas e vendem bem. Essa estratégia caminha em sentido oposto ao da otimização da palavra-chave principal, mas se agrega a ela para fazer vendas certas. A estratégia envolve também aumentar a quantidade de páginas com frases longas.
Existe um spam diferente que não envolve duplicação dos conteúdos dos sites e nem plágio, ou qualquer outro truque: é a mesma pessoa ou empresa fazer dois ou mais sites independentes e otimizá-los para as mesmas palavras-chave. Quase todos os desenvolvedores e otimizadores já receberam pedidos para executar serviços dessa natureza. Os mecanismos de busca convivem bem com isso e não é raro encontrá-los na primeira página do Google. Isso para mim é spam, um spam diferente, como pretendo demonstrar.
É comum a aquisição de vários domínios por proprietários de lojas virtuais com URLs parecidas à URL principal, os quais apontam para o site principal da loja. Eles são chamados de domínios adicionais. Outras vezes o mesmo espaço em disco no servidor é usado para abrigar dois ou mais sites com a aparência de sites independentes, mas que na verdade é ou são diretórios do site principal. Tais práticas partem de certos mitos e representam risco potencial alto.
O grande impulso do comércio eletrônico está levando a uma expansão das lojas virtuais no Brasil e a uma procura crescente de serviços de otimização das mesmas. A seguir exponho os erros/equívocos mais comuns que tenho encontrado e que resultam em mau posicionamento das mesmas. Veja se sua loja virtual se insere em algum.
As lojas virtuais estão assumindo uma dimensão enorme na Internet. Os negócios pela rede aumentam a cada ano em todo o mundo. Esse fenômeno requer uma atenção especial na otimização, principalmente porque quase toda loja virtual apresenta algumas limitações para o otimizador; mas, em compensação, oferece oportunidades de muitos posicionamentos nas buscas.
Punição aplicada ao proprietário do site é uma das últimas concepções do Google. Não se sabe exatamente quando ela começou. Sabe-se, todavia, que é uma das variações do spam na busca. E há dúvidas se é aplicável a outros problemas que a pessoa ou empresa causa nos bancos de dados desse mecanismo de busca. Para efeitos didáticos, pessoa ou empresa serão chamados aqui de proprietário.
Neste final de 2009 o PageRank caminha claramente para suas origens. Ao longo de mais de dez anos ele não passou por nenhuma mudança violenta, mas esteve em evolução permanente. Depois de vários ajustes ao longo desses anos, a avaliação dos links externos retorna às suas origens ou está a caminho. Conseqüentemente o PageRank passa a ser medido por parâmetros diferentes de, digamos, dois anos atrás, e a ter, cada vez mais, o significado original. Para entender essa evolução, precisamos examinar o que gerou a criação do PageRank pelos fundadores do Google.
O Google acaba de lançar nos Estados Unidos uma busca para o comércio varejista online, restrita àquele país, mas que deverá se estender aos outros países com o tempo. O serviço dispensa hospedagem em serviços normais, ou seja, o próprio Google hospeda a loja, e tem varias particularidades, como rapidez na navegação e possibilidade do usuário fazer muitas comparações de produtos. Ao varejista promete que o usuário encontrará mais facilmente os produtos de sua loja e diz que o sistema é extremamente fácil de ser manejado em um painel. À primeira vista esse sistema causará profundas mudanças nos sites de grandes lojas online e deverá interferir nos negócios de sites que oferecem buscas parecidas. O preço é um fator limitante ao acesso.
A superposição de conteúdos em páginas ou URLs se constitui em problemas para a otimização, posto que há indícios de que os mecanismos de busca não estão reformulando o algorítmo do site como faziam antes. O problema é mais sério quando não sabemos se houve superposição, e às vezes nem o dono do site sabe ou se lembra.
Estudos realizados já há cerca de 4-5 anos pelos americanos mostram onde devem se situar os links em que ocorre o maior número de cliques. Isto é particularmente importante para quem deseja dar um destaque aos seus produtos e ter mais chance de receber cliques. Aqui não importa se a página é para pagamentos por clique ou busca orgânica. Os resultados desses estudos já estão de tal forma consagrados que o uso da técnica é feito naturalmente pelos otimizadores experientes.
9/07/2009 – Foi anunciado hoje um acordo entre a Microsoft e o Yahoo, depois de dois anos de idas e vindas. Um não compra o outro, mas acertam um intercâmbio de 10 anos na área de buscas e anúncios. Esta foi a saída encontrada para tentar escapar do furacão Google.
Conteúdo é o elemento mais valorizado hoje pelos mecanismos de busca na otimização de um site. No Google, entre as duzentas e cinqüenta variáveis utilizadas para definir a posição de uma página, o conteúdo se acha no topo. E conteúdo implica quantidade e qualidade. Como a qualidade é a parte mais difícil de ser avaliada pelos mecanismos automáticos no momento, vou me ater à quantidade. A quantidade de conteúdo está expressa no volume de informações de uma página, no conjunto de informações do site e na regularidade em que novos conteúdos são adicionados. Mas a questão de conteúdo tem muitas implicações e é preciso antecipar o que provavelmente vai acontecer para evitar problemas.
As ferramentas do Google para webmasters são de grande utilidade na otimização de sites. É muito interessante e vantajoso sua utilização, não só para o desempenho do site no Google, mas também nos outros mecanismos de busca, já que quase todos os problemas ou erros que são apontados ali, se aplicam aos outros mecanimos de busca.
A tag link canonical substitui, com vantagens, o redirecionamento 301 em muitas situações. É bom saber quando usar uma ou outra ferramenta. As duas são definitivas, permanentes, não entrando em discussão o redirecionamento temporário ou 302.
Google, Yahoo e MSN acordaram para a adoção de uma tag que soluciona problemas de repetição de conteúdos no mesmo site. Ela é colocada no
das páginas nas quais há conteúdos repetidos – o link de uma delas é canonizado.Nofollow é um atributo dos links, desenvolvido pelo Google. Uma vez que os links tiveram uma importância muito grande, até 2008, para o Google definir a posição das páginas da web, alguns problemas surgidos no uso dos links, especialmente com o advento e desenvolvimento dos blogs, forçaram a realização de pesquisas que conduzissem à solução de links sem significado ou que conduziam a páginas inexpressivas ou que tinham como único objetivo aumentar o rank.
O Yahoo escolheu/nomeou Carol Bartz, uma engenheira de 60 anos, como sua CEO. Alguns medalhões da mídia da Internet recusaram o posto e especula-se se Bartz foi escolhida entre vários ou tornou-se a única alternativa diante das recusas.
O Google realizou, no meu entender, três grandes mudanças no seu algoritmo em 2008 – no PageRank, na duplicidade de conteúdo e na quantidade / qualidade do conteúdo. A do PageRank foi no mundo inteiro. A da duplicidade sempre foi perseguida no mundo inteiro, mas havia uma certa tolerância no Brasil e possivelmente em outros países onde a Internet está ainda atrasada. A quantidade e qualidade do conteúdo passaram a ser mais observadas – mais conteúdo e de boa qualidade, gera pontos no algoritmo.
Os arquivos chamados robots txt desempenham um papel importante na otimização de sites e até mesmo na prática diária. Por este motivo vou apresentar tudo que o envolve de uma maneira que permita aos que nada sabem sobre o assunto, terem um entendimento básico para o uso no dia-a-dia. Para os que já o conhecem, vou apresentar as discussões mais complexas.
Uma coisa que tem chamado a atençãoo de quem acompanha as posições dos sites nos resultados orgânicos do Google é sua instabilidade. Por instabilidade eu me refiro a mudanças de uma, duas, três, cinco posições em uma página nos resultados orgânicos.
Hoje em dia a originalidade do conteúdo está assumindo uma importância cada vez maior, especialmente para o Google. O motivo é que, com o crescimento impressionante da Internet, a quantidade de dados que ficam armazenados nos seus bancos de dados requer atenção especial para reduzir trabalho e custo, e melhorar o nível de suas respostas nas buscas. Com isto a duplicidade de conteúdos assume uma importância muito grande no posicionamento do site ou de uma determinada página.
Jerry Yang, o principal executivo do Yahoo, saiu / foi exonerado desse cargo, no último dia 17 e a empresa procura um substituto. Ele foi um dos fundadores do Yahoo, e ficou no cargo de principal executivo durante 18 meses. Após a saída, voltou aos cargos que exercia antes, de diretor e membro do conselho diretor. Esta mudança tem importância porque Yang tem sido acusado de principal responsável pelos retrocessos que o Yahoo vem sofrendo ultimamente.
O Google desistiu da parceria em anuncios com o Yahoo, como previ que ia acontecer. Isto não foi nenhum exercício de advinhação, mas uma dedução lógica, emanada dos fatos e das tradições de luta pela livre concorrência na América.
Se o seu site se encontra depois da posição 30 no Google e não existe nada de errado com ele, pode estar ocorrendo uma falsa punicao menos 30. Com isto quero dizer que os programas do banco de dados do Google estão interpretando equivocadamente as informações do seu site.
Se o seu site se encontra depois da posição 30 no Google e não existe nada de errado com ele, pode estar ocorrendo uma falsa punicao menos 30. Com isto quero dizer que os programas do banco de dados do Google estão interpretando equivocadamente as informações do seu site.
As lojas virtuais proliferaram com rapidez nos últimos anos e agora muitas pessoas estão se dando conta da tragédia em que se envolveram. O sonho do ganho fácil e rápido foi substituído pela ansiedade, incerteza, perda de tempo e dinheiro, e sentimento de fracasso. A principal causa para isto se resume numa frase: construtores de lojas virtuais fizeram, de boa-fé, o serviço errado. O erro mais comum foi e continua sendo o de não otimizar as páginas. Secundariamente, pela freqüência observada, vêm: a loja é uma afiliada e o endereço é um subdomínio limitador.
A maioria das punições que ocorrem nos sites brasileiros se deve ao somatório de equívocos, ou seja, a um conjunto de coisas impróprias, feitas de boa-fé. Aí não se incluem links ocultos, cloaking, links comprados ou alugados, que são truques feitos de má-fé.
Encontre seu script, copie e cole. Fazer redirecionamentos permanentes, também chamados de redirecionamentos 301 ou Redirect 301, ou redirecionamentos temporários (302), é fato corriqueiro na otimização de sites. É mais comum quando o site sofre mudanças estruturais ou de páginas ou de endereços ou de conteúdos. Nesta página a tarefa fica facilitada. Muitas vezes o dono do site só toma conhecimento da necessidade de se fazer um redirecionamento em situações aflitivas, como por exemplo, ao mudar de servidor e ver, logo em seguida, seu site perder posições. Esta página é, sobretudo, para socorrê-lo em tais ocasiões.
O Departamento de Justiça e um número crescente de Estados americanos contestam a parceria Google-Yahoo sob a alegação de excessiva concentração de poder.
Otimização de site e posicionamento de sites em mecanismos de busca
A otimização de site em parceria com o dono ou seu webmaster ou com a equipe de TI da empresa pode ser executada com vantagens para ambos os lados, e é mais um produto exclusivo deste site.
O Google, por meio de engenheiros, relatam que começaram a indexar arquivos em Flash graças à ajuda da Adobe. Os dirigentes da Adobe informaram que os dados foram disponibilizados para o Google e Yahoo. Este fato pode representar uma verdadeira revolução nas buscas.
Há alguns meses começou uma especulação de uma parceria entre o Google e o Yahoo. As conversas entre representantes das duas empresas evoluíram para um formato de parceria um tanto surpreendente: o Google repassaria anúncios para o Yahoo. Esta associação esdrúxula tem vários aspectos discutíveis, cria um ambiente de estupefação, e fere sobretudo as pretensões da Microsoft.
Você ou seu webmaster ou sua equipe de TI poderão receber consultoria na otimização do site na própria empresa, com transferência de know-how. Receber a consultoria ao invés de encomendar a otimização do site é mais conveniente em várias situações.
Dizer que o Google, seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo, estimula o spam, pode parecer uma afirmação irresponsável ou precipitada ou produto de alguém que não gosta desse mecanismo de busca. Mas não é nada disto – o Google é, de longe, o mecanismo de busca que mais uso e consulto. As outras aparências cairão por terra diante das provas que vou apresentar aqui, e do procedimento do Google quando foi avisado em duas situações específicas. E, por fim, mostrarei o quão deletério esse procedimento é, e o quanto ele contribui para piorar a qualidade das buscas.
Tenho algumas evidências preocupantes de que pode estar ocorrendo um no do Google, envolvendo as . A seguir apresentarei dados que apontam nesta direção. Para evitar constrangimentos, não vou usar exemplos de sites brasileiros, e sim sites americanos tradicionais, meus conhecidos, alguns deles desde 2003. Vou citar fatos incomuns, comprovados por imagens, e que indicam que alguma coisa errada está acontecendo. Para checar estas informações você deverá acessar o Google em inglês.
Existe na Internet diferentes abordagens sobre o que vem a ser marketing de busca (conhecido pela sigla SEM - Search Engine Marketing) e otimização. Vou mostrar quais são elas e, em seguida, fazer uma breve discussão sobre o assunto.
Apagar um arquivo no servidor é muito simples, mas se isto não for feito de forma correta, gera problemas, especialmente se envolver muitos arquivos, ainda que apagados ao longo de um tempo maior. A seguir dou algumas dicas de cuidados que você deve ter para evitar esses problemas.
12/Fevereiro/2008 – O Yahoo rejeitou formalmente a proposta de compra, feita pela Microsoft. Chama a atenção uma sutileza na informação de seus dirigentes: a de que a Microsoft estaria subvalorizando a empresa. O mundo da Internet especula intensamente sobre o assunto.
08/Fevereiro/2008 – Finalmente a Microsoft faz oferta de compra do Yahoo. Um negócio de múltiplas implicações, e que deverá se concretizar, a despeito do silêncio glacial do Yahoo até aqui.
16/Dezembro/2007 – A tag meta descrição está sendo revigorada pelo Google e os usuários estimulados a utilizá-la dentro de parâmetros que favorecem o visitante, o mecanismo de busca e o posicionamento da página. Trata-se de uma mudança significativa que beneficiará uns e prejudicará outros; dentre estes estão os sites cujas meta tags são editadas dinamicamente.
O Google introduziu significativas mudanças na área de Ferramentas para Webmasters, ao dar um resumo da marcha da indexação e informes sobre alguns conteúdos do site.
Para que um link patrocinado, também chamado de anúncio na Internet, ou uma posição de destaque na lista orgânica, digamos, número 1, se tornem eficazes, é necessário que muitas condições sejam preenchidas. Neste artigo vou falar de uma, que considero a primeira, numa hierarquia de fatores positivos.
A puniçãoo pelos mecanismos de busca é um fenômeno quase corriqueiro na Interent. O Google é, de longe, o que mais pune. O drama é que muitas vezes não sabemos os motivos da punição, especialmente quando ela decorre de uma mudança na programação do mecanismos de busca, sem a devida comunicação ao público.
- Doorways são páginas da web que apresentam certas características que têm como objetivo ganhar posições mais rápido e/ou enganar os mecanismos de busca e/ou iludir o visitante. Por apresentarem muitas variações, uso a expressão no plural aqui, com a pretensão de fazer uma abordagem mais ampla da que usualmente é encontrada na internet.
A Super Home ou Super Página Inicial é um produto desenvolvido por este site para ter bom desempenho no maior número possível de palavras e frases-chave. O objetivo é aproveitar ao máximo o potencial da home.
Informações Básicas - Otimização de sites é um conjunto de coisas que fazemos em cada uma das páginas do site para que elas fiquem bem posicionadas nas buscas. O que é ficar bem posicionado?
Apresentação de um caso que tem características sugestivas de um truque para ganhar posições, chamado cloaking ou camuflagem. Discussão sobre o comportamento dos mecanismos de busca em relação ao site em estudo.
Não existe um número pré-determinado de palavras a ser usado numa frase como chave. Entretanto, quanto maior for o número de palavras numa frase, mais restrita será a busca.
Está em curso nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, uma punição aplicada pelo Google, chamada de Punição Última Página ou Penalidade 950. Ela tem despertado muitos protestos e, se o Google não a abolir ou não fizer algumas mudanças significativas, muitas injustiças continuarão a ser feitas. Com mudança ou sem mudança, podemos esperar sua chegada ao Brasil. Por isto, é bom que você saiba que ela pode ser aplicada ao seu site, ainda que você faça tudo "certo" e esteja ocupando a primeira posição nas buscas por vários anos.
Nós somos estimulados pelo Google a fazer mapa de nossos sites em xml e a submetê-los. Entretanto, quando acompanhamos os relatórios emitidos pelo Google, observamos que o mapa do site que apresentamos tem pouco importância nas diversas análises que são feitas.
Esta página tem por finalidade mostrar erros, falhas e omissões do Google, invisíveis aos usuários comuns, e demonstrar que esse mecanismo de busca não está com a bola toda que aparenta. Qual a razão para dizer tais coisas aqui? Talvez algum funcionário da empresa, ao lê-las, possa tentar algo para melhorar.
Tenho a impressão que a Microsoft está numa encruzilhada: ou reage ao crescimento do Google ou morre. E, por incrível que pareça, sua salvação pode ser via MSN, um mecanismo de busca que está perdendo audiência. Isto pode parecer um grande paradoxo, mas o leitor provavelmente vai concordar comigo.
Ao fazer as instruções de redirecionamentos, sejam eles permanentes ou temporários, seja o servidor qual for, você deve conferir se elas estão funcionando. Mas não se limite a ver essa funcionalidade na tela. Aplique à URL um programa adequado de análise de páginas da web.
A tag título deve ter um número limitado de caracteres. Existem pequenas diferenças entre Google e MSN de um lado, e Yahoo de outro, em relação ao número limite. A posição da marca da empresa pode ser relevante no posicionamento das palavras que preencherão o número de caracteres recomendados.
- A Microsoft, por meio da MSN, vem testando com alguns anunciantes da internet americana, desde outubro, uma ferramenta que, aparentemente, inova no campo de anúncios pela rede. Em janeiro essa ferramenta foi apresentada a algumas centenas de anunciantes e, embora ainda não acabada e só disponível em inglês, já exibe algumas habilidades que o leitor certamente gostará de conhecer.
24/fevereiro/2007 - O Yahoo, por meio do Overture, é muito importante na Otimização de Sites. Rumores nos Estados Unidos dão conta de que o Overture será desativado.